segunda-feira, 2 de março de 2009

Grandes Nomes do Blues 2 – Ma Rainey


Gertrude “Ma” Rainey - “A mãe do blues” – já vinha cantando blues duas décadas antes de que a Paramount editasse, em 1923, suas canções mais influentes. Inclusive reivindicou o nome de “blues” para o estilo depois de ouvir cantar a uma menina no Missouri em 1902, aonde Rainey atuava em uma feira.

Nascida dia 26 de abril de 1886 como Gertrude Pridgett, Rainey começaria ainda em idade escolar a atuar em sua Columbus natal, Georgia, antes de juntar-se a vários espetáculos itinerantes de variedades, trabalhando para os teatros sulistas em carnavais e festas populares. Se casou com William “Pa” Rainey em 1904 e se apresentaram como “Rainey and Rainey, Assassinators of the Blues”. Quando a Paramount a contratou, Rainey já era conhecida por suas espetaculares apresentações, sua devoção por jóias e por seu estilo de vida estravagante, além de já ser uma das cantoras mais famosas do sul.

Rainey ajudou a marcar o caráter e o estilo do blues nos seus primórdios, e seu papel e relevância no gênero foram crescendo durante sua curta e prolífica carreira (1923-1928). Seus discos não só são relevantes pela grandiosidade de sua portentosa voz, mas também pelos incríveis acompanhamentos de aclamados músicos de jazz, blues e jug bands. Ma Rainey tinha um estilo muito mais espontâneo e um ar mais sulista que a maioria das primeiras rainhas do blues, aliados a uma efetividade que lhe permitiu trabalhar com figuras como Tampa Red, Georgia Tom Dorsey e Blind Blake, ou com músicos de jazz. Aposentou-se em 1935 e morreu quatro anos depois, mas sua influencia é evidente na obra de sua discípula Bessie Smith e de muitos outros. Entre os clássicos de Rainey encontramos a versão original de “See See Rider”, “Bo-Weavil Blues”, “Moonshine Blues” e “Ma Rainey’s Black Bottom”.

Baixe aqui e escute o cd "Black Bottom" da mama:

01. Oh Papa Blues
02. Black Eye Blues (Take 1)
03. Ma Rainey's Black Bottom
04. Booze And Blues
05. Blues Oh Blues
06. Sleep Talking Blues (Take 1)
07. Lucky Rock Blues
08. Georgia Cake Walk
09. Don't Fish In My Sea
10. Stack O'Lee Blues
11. Shave 'Em Dry Blues
12. Yonder Come The Blues (Take 1)
13. Screech Owl Blues
14. Farewell Daddy Blues

http://www.zshare.net/download/924919223b357b11/

Nenhum comentário:

Postar um comentário