sexta-feira, 6 de março de 2009

About a son (Aj Schnack, 2006)


Acabo de rever o documentário “About a Son” e não posso deixar de postar ao menos uma nota sobre ele. Aos que ainda não o viram, não percam a oportunidade. Está baseado nas mais de 25 horas de entrevistas tomadas pelo jornalista musical Micheal Azerrad entre 1992 e 1993 com Kurt Cobain, que geraram o livro-referencia “Come As You Are: The Story of Nirvana” do mesmo entrevistador. Recomendo mesmo para os que nunca tenham gostado de Nirvana e que não suportam sua música – sabendo que foi uma das maiores bandas de rock do mundo e que mudou seu rumo com um dos estilos mais interessantes desde o punk rock, queira você ou não.

No filme não há nenhuma música da banda – e a trilha sonora é espetacular, incluindo “The Bourgeois Blues” de Leadbelly, grande nome do blues que será postado em breve - nenhum vídeo, e apenas algumas fotos de Kurt. Não é especificamente um filme sobre o Nirvana ou sobre sua música. Está centrado essencialmente em Kurt, em sua vida. São imagens belíssimas sobrepostas à voz em off do músico que compõem sua história através de memórias, indagações, críticas, indignações, opiniões e dúvidas de um ícone que influenciou notavelmente gerações até os dias de hoje. São imagens quase poéticas que expõem o mundo aonde ele vivia, aonde andava, aonde se sentia um ser estranho e que nos dá algumas pistas das circunstancias que o levaram a ser o astro que foi.

Que sua morte foi uma perda irreparável para o rock? Teria ele inovado tanto ou criado coisas mais surpreendentes se continuasse vivo? Não sei. É bem provável, tendo em vista o que nos deixou durante sua curta vida. Suposições são fáceis de serem propostas, mas o que interessa são os fatos. O que interessa é o que foi feito, o que nos resta, e seu legado ainda não foi igualado no mundo do rock até hoje.

Um comentário: