segunda-feira, 9 de março de 2009


REPORTAGEM PUBLICADA NO JORNAL EL PAIS
ATORES DEIXAM A PELE NA TELA
Kate Winslet, Patrick Wilson e Marisa Tomei se desnudam sem complexos
ROCÍO AYUSO 09/03/2009

É uma exigência do roteiro. É a frase que sempre acompanhou a presença de um nu no cinema. Porém, durante anos, tanto desculpas como nus desapareceram do vocabulário de Hollywood até que uma nova geração de artistas decidiu botar mais lenha na fogueira. E no lugar de uma mancha, sua nudez os trouxe a glória. No caso mais claro, Kate Winslet ganhou seu primeiro Oscar por The Reader, aonde se desnuda de corpo e alma. Marisa Tomei também tira a roupa em The Wrestler, sua terceira candidatura ao Oscar. “Pensei que fosse por meus valores artísticos”, brinca aos seus 44 anos. E fenômenos de massa como Watchmen também mostram sem rodeios nus tanto femininos como masculinos. “Meu disfarce já é provocativo sem precisar tirá-lo”, afirma Malin Akerman em seu papel como Silk Sprectre II. Ela mostra mais que seu companheiro de cama, Patrick Wilson, que não está alheio à recente onda de nus depois de seu trabalho em Little Children, junto a Winslet. “A intimidade dessas seqüências é outra demonstração de suas lutas internas”, comenta o intérprete sobre esse filme. Mas na hora de um nu frontal masculino não há nada como o criado digitalmente para o personagem Dr. Manhattan no mesmo filme. “Tenho que admitir com humildade que não tem nada a ver comigo”, esclarece Billy Crudup, ator que deu a voz e os movimentos ao personagem sem que suas partes íntimas tenham servido de referencia.

Como confessa Glenn Close, o nu não é nada de novo. “Quando vêem seus seios na tela em seguida dizem que você é uma atriz valente”, comenta, citando Julianne Moore e Penélope Cruz como exemplos. Ela mesma se desnudou em The Big Chill. Mas isso foi em 1983; desde então a moral e a Internet mudaram as regras do jogo. Por cada Holly Hunter (The Piano) ou Halle Berry (Monster’s Ball) capazes de desnudarem-se são mais numerosas as que, como Scarlett Johansson ou Jessica Alba, deixam claro em seus contratos que não tirarão a roupa.

Ainda assim se nota no ar a mudança. “Estou pensando em incluir um nu frontal para meu próprio personagem mesmo que seja só como uma revolta contra o puritanismo”, asegura Peter Tolan, criador e produtor da série Rescue Me. Também se vê algo de rebeldia entre as atrizes que vão se somando a essa revolução, na qual entra até mesmo Jennifer Aniston, com sua recente seção fotográfica para a revista GQ vestindo apenas uma gravata.

Um comentário:

  1. Tato, aqui no Brasil a corrente estava correndo pro outro lado. Não sei ao certo quando, mas o Pedro Cardoso andou falando algo a respeito dos atores terem que se submeter à cena de nudismo!
    Se te interessar procura algo por aí que voc~e encontra.
    Vai saber!

    ResponderExcluir