segunda-feira, 9 de março de 2009

Grandes Nomes do Blues 7 – Lonnie Johnson


Alonzo “Lonnie” Johnson sempre foi classificado como guitarrista e, só no final de seus dias, aceitou essa classificação a contragosto. Não há duvidas de que foi um músico consumado, suficientemente hábil para mover-se entre o jazz, a música popular e o blues, e suficientemente inovador para dar-lhe nova cara e trazer idéias improvisadas a todo o material que caía em suas mãos.

Johnson nasceu dia 8 de fevereiro – provavelmente de 1894 – no seio de uma família de músicos de New Orleans. Ainda jovem, começou a atuar (violino e piano) com seus pais nos arredores da cidade. Em 1917, ano em que comprou sua primeira guitarra, realizou uma turnê pelo estrangeiro com a Will Marion Cook’s Syncopated Orchestra e, ao regressar a casa, encontrou toda sua família – com exceção de seu irmão James – morta devido à epidemia de gripe de 1918. James e ele deixaram St. Louis e foram tocar com os grupos de Fate Marable e Charlie Creath com os que Johnson editaria um disco em 1925.

“Lonnie Johnson era um de meus guitarristas favoritos... De alguma forma, preencheu o vazio entre o blues e o jazz.”Catfish Keith

Também em 1925, Johnson ganhou um concurso de blues promovido pela Okeh Records, cujo primeiro premio era um contrato discográfico. Acabaria editando para o selo, segundo suas memórias, 572 faixas (não todas) de blues. Mesmo assim, trabalhou, e às vezes gravou, junto aos todo-poderosos jazzistas Eddie Lang, Louis Armstrong e Duke Ellington.

Como intérprete de blues, Johnson cantava com uma voz palpitante e ligeiramente fina, muito apropriada para suavizar as letras, muitas vezes violentas e misóginas. Sua aparente frieza elevava o tom de suas ameaças quando cuspia ultimatos como “mulher, sai da minha frente/ou te surrarei até te derrubar” (da música “Cat You Been Messin’ Around”) com os olhos em branco e uma serenidade de além-túmulo. Interpretava inclusive despreocupadas baladas como “Careless Love” (“vou te disparar e disparar quatro ou cinco vezes/e te pisarei até que você morra”). A flexibilidade e o estilo de sua voz, temperada por sua guitarra, amplificaram seu lirismo junto à improvisação e ao swing.

Em 1948, Johnson arrasou nas listas de R&B com “Tomorrow Night”, uma balada sentimental, seguida de vários êxitos mais tradicionais. Ainda assim, durante sua turnê de 1952, era apresentado como “cantor de blues” mesmo que, pouco depois, devido às inconstâncias da indústria discográfica, viu-se obrigado a buscar um trabalho durante o dia. No começo dos sessenta, já “redescoberto”, tocava freqüentemente em cafeterias ou era chamado a especiais junto a outros blueseiros como Muddy Waters ou Big Joe Williams. Dizia-se que nesses ambientes Johnson se mostrava arrogante, mas o público adorava suas engenhosas versões sobre blues tradicionais. Em 1967, realizou suas últimas gravações para Folkways.

Lonnie Johnson morreu dia 6 de junho de 1970 de um derrame cerebral em virtude de um acidente de carro. Apesar de entrar no Blues Hall of Fame em 1997, nunca desfrutou do mesmo prestígio que Blind Lemon Jefferson, Charley Patton ou Robert Johnson, mesmo que sua influência seja como mínimo igual de importante que a destes. Também se diz que Robert Johnson gostava tanto de sua música que às vezes se apresentava como parente seu. O rastro que deixou Lonnie em quanto à fusão do blues com a sensibilidade do jazz foi reproduzida no trabalho do mal humorado Charlie Christian, de T-Bone Walker e de muitos outros, incluídos os devotos de Walker, como B.B. King. Sem sombra de dúvidas, Johnson foi um pioneiro do blues e uma figura indispensável na evolução da principal música popular americana.

Baixe aqui e escute Lonnie Johnson:

01 - Sweet Woman You Can't Go Wrong
02 - Life Saver Blues
03 - Blue Ghost Blues
04 - Saint Louis Cyclone Blues
05 - Low Land Moan
06 - I'm So Tired Of Living All Alone
07 - When You Fall For Someone That's Not Your
08 - Way Down That Lonesome Road
09 - Sundown Blues
10 - Baby Please Don't Leave Home No More
11 - Racketeer's Blues
12 - I'm Nuts About That Gal
13 - Why Woman Go Wrong
14 - Trust Your Husband
15 - Four-O-Three Blues
16 - She's Only A Woman
17 - Don't Be No Fool
18 - Get Yourself Together

http://www.zshare.net/download/92492864459b422c/

Nenhum comentário:

Postar um comentário