quarta-feira, 4 de março de 2009

Grandes Nomes do Blues 4 – Gus Cannon


Gus Cannon foi um dos precursores do blues e se converteu em figura central das jug bands de Memphis, e se a lenda de suas gravações feitas em 1898 é verídica, poderia ter sido o primeiro artista de blues a ser gravado.

Falar de jug bands é falar de uma forma muito particular de se fazer música. Os jugs eram garrafões de diferentes tamanhos utilizados para um som grave que faziam parte de seus instrumentos, em grande parte construídos pelos próprios músicos, como pentes, jarras, tábuas de lavar e kazoos (instrumento de origem africana que modifica o som da voz através de uma membrana vibrante) junto com gaitas, banjos, violinos, violões e bandolins. Sua música era geralmente muito alegre, em oposição ao estilo mais profundo do Delta blues. Memphis parece ter sido o berço das jug bands pela peculiaridade de ser uma cidade de confluência e de passo rumo ao norte, tanto para quem vinha do Mississippi como para os que vinham do leste dos Apalaches.

Com o apelido de Banjo Joe, Cannon atuou na década de 1910 e 1920 em campanhas médicas e gravou seus primeiros discos com esse nome.

Em 1928, Cannon se inspiraria no êxito da Memphis Jug Band, para, com um novo nome – Victor, formar os Cannon’s Jug Stompers. Entre as músicas recuperadas posteriormente pelos novos puristas do folk, se encontra “Walk Right In”, que se converteu em número um das listas da Rooftop Singers nos EUA.

Tal notoriedade animou Cannon a gravar um álbum para a Stax Records em 1963, mas sua contribuição no ressurgir do blues na década de setenta foi bastante limitada.

Baixe aqui o cd 4 do Box Set "Memphis Jug Band with Cannon's Jug Stompers" de 2005 e escute os Cannon’s Jug Stompers:

01 - Minglewood Blues
02 - Big Railrood Blues
03 - Madison Street Rag
04 - Springdale Blues
05 - Ripley Blues
06 - Pig Ankle Strut
07 - Noah's Blues
08 - Hollywood Rag
09 - Heart Breakin' Blues
10 - Feather Bed
11 - Cairo Rag
12 - Bugle Call Rag
13 - Viola Lee Blues
14 - Riley's Wagon
15 - Last Chance Blues
16 - Tired Chicken Blues
17 - Going to Germany
18 - Walk Right In
19 - Mule Get Up in the Alley
20 - Rooster's Crowing Blues
21 - Jonestown Blues
22 - Pretty Mama Blues
23 - Bring It with You When You Come
24 - Wolf River Blues
25 - Money Never Runs Out
26 - Prison Wall Blues

http://www.zshare.net/download/92492340da4b8d10/

Nenhum comentário:

Postar um comentário