domingo, 19 de abril de 2009

Eric Clapton - Me and Mr. Johnson


Para mostrar um pouco da enorme influência de Robert Johnson sobre a música americana, principalmente o blues. “Me and Mr. Johnson” (2004), disco-homenagem de Eric Clapton ao que considera o maior bluesman da história, o satânico, o maldito. Este é o único tributo completo realizado por Clapton, aonde versionou 14 das 29 músicas gravadas por Johnson em sua curta carreira e que influenciaram grandes nomes como Muddy Waters, Howlin’ Wolf, The Rolling Stones, The Allman Brothers ou The White Stripes. O disco conta como uma banda de luxo, com Billy Preston nos teclados, Nathan East no baixo, Andy Fairweather Low na guitarra e Steve Gadd na bateria, entre outros. Desde seu trabalho com os Bluesbreakers de John Mayall, passando pelo Cream e sua posterior carreira solo, Clapton sempre se sentiu fortemente atraído pelo som de Johnson. Na década posterior ao seu excepcional disco From the Cradle – primeiro disco de Clapton integralmente de versões de blues clássicos, o qual comentarei em breve nesse blog – Clapton mergulha no acervo de seu ídolo para realizar essas 14 covers, um admirável retorno às suas raízes e que, no mínimo, serve para aumentar consideravelmente a número de ouvintes de seu mestre.

Prestem especial atenção a uma música. Crossroads – encruzilhada em inglês – refere-se ao local aonde supostamente Johnson vendeu sua alma ao demônio e, dizem, todos os que gravarem essa música sofrerão de sua maldição. Lynyrd Skynyrd, Allman Brothers, entre outros, sofreram perdas de membros dos grupos. No caso de Clapton, foi seu filho de 5 anos que, logo depois deste ter lançado uma caixa retrospectiva de sua carreira intitulada Crossroads, morreu ao cair pela janela de seu apartamento em Nova York, no alto do 53º andar do edifício. Coincidência?

Outro dado interessante: na capa do disco podemos ver as duas únicas fotos conhecidas de Johnson, como se lembrando à Clapton que cedo ou tarde ele voltará para cobrar sua dívida.

01 - When You Got a Good Friend
02 - Little Queen of Spades
03 - They're Red Hot
04 - Me and the Devil Blues
05 - Traveling Riverside Blues
06 - Last Fair Deal Gone Down
07 - Stop Breakin' Down Blues
08 - Milkcow's Calf Blues
09 - Kindhearted Woman Blues
10 - Come on in My Kitchen
11 - If I Had Possesion Over Judgement Day
12 - Love in Vain
13 - 32-20 Blues
14 - Hellhound on My Trail

Baixe e escute, mas cuidado...

http://www.zshare.net/download/92493944aa343295/