terça-feira, 21 de abril de 2009

Grandes Nomes do Blues 12 – Leadbelly

Huddie Ledbetter nasceu em janeiro de 1888 em Mooringsport, Louisiana. Ainda criança teve contato com a música e em sua adolescência começou a tocar guitarra. A música que gostava de tocar eram canções americanas antigas, baladas, e cantos religiosos de diferentes tipos.

Converteu-se num artista conhecido graças às suas atuações para a comunidade negra. Em 1901 saiu de casa, e enquanto freqüentava o bairro vermelho de Shreveport, escutou à velhas músicas de blues, como “The Dirty Dozens”. Aos quinze já tinha uma guitarra e um revolver próprios. Em 1910 tocava no bairro Deep Ellum de Dallas e, provavelmente, em 1912 conheceria a Blind Lemon Jefferson, o cantor ambulante de Dallas. Naquela época Huddie também comprou sua guitarra de 12 cordas. Durante uns três anos, Ledbetter e o jovem Jefferson trabalharam juntos, e o primeiro absorveu a técnica rasgada na guitarra do segundo.

Em dezembro de 1917 Ledbetter matou o marido de sua prima e acabou sendo mandado para a Central State Prision Farm, perto de Houston, Texas, local aonde recebeu o apelido de “Leadbelly”. Durante suas visitas a Sugarland, o prefeito Pat Neff lhe fazia atuar para ele, até que, em 1924, Leadbelly tocou um blues que impressionou tanto a Neff que – segundo a lenda – ele lhe prometeu a anistia. Mesmo em liberdade a partir janeiro de 1925, Leadbelly seguiu mostrando sua característica violência: em janeiro de 1930 esfaqueou um branco em Mooringsport, e dessa vez a pena foi de trabalhos forçados na Angola State Penitenciary.

Por um lance de sorte, os estudiosos de folk John e Alan Lomax visitaram a penitenciária Angola em 1933 – devido ao estudo de John sobre canções e baladas americanas de folk – levando consigo um gravador de discos portátil. Leadbelly cantou para eles “Ella Speed”, “Frankie And Albert” e uma sutil valsa intitulada “Goodnight Irene”. Quando soube que John Lomax voltaria à prisão em 1934, não teve duvida: depois de negados repetidamente seus pedidos de perdão, escreveu “Governor O.K. Allen”. Lomax levou a música ao prefeito e em agosto de 1934 o músico foi exonerado.

No fim desse mesmo ano, Lomax organizou para Leadbelly uma apresentação em uma festa da Modern Language Associoation em Filadélfia. Em pouco tempo os dois foram vistos em Nova York e até mesmo o diário New York Herald Tribune publicaria uma matéria sobre a visita. Tudo isso permitiu a Leadbelly gravar suas primeiras sessões comerciais (para a ARC) no começo de 1935. Também seguiu editando para a instituição Library of Congress de John Lomax, e depois para o filho deste, Alan.

Discórdias financeiras romperam sua relação com John Lomax, e assinou um contrato com Mary Elisabeth Barnicle, a professora que lhe abriu as portas da comunidade liberal e radical afro-americana, seu principal público. Ainda assim, de 1936 a 1938 Leadbelly não gravou nenhum disco. Sua última colaboração com John Lomax “Negro Folk Songs As Sung By Leadbelly” de novembro de 1936 foi um livro que recebeu críticas muito favoráveis. Tanto que foi entrevistado pela revista Life e, conseqüentemente, voltou a ser contratado por estações de radio, voltando assim a escrever novas músicas.

Leadbelly foi preso novamente por uma nova agressão em 1939. Alan Lomax entrou em contato com a discográfica Musicraft Records para tentar gravar uma sessão e assim arrecadar fundos para sua defesa. O disco que Leadbelly editou se chamou “Negro Sinful Songs”, porém ele não foi liberado dos oito meses de pena. Em 1940 trabalhou para a RCA Victor, e no verão de 1941 começou sua longa parceria com Moses Asch. Com exceção de algumas gravações para a Capitol em 1944, o resto do material que gravou foi para os selos Asch, Stinson e Folkways. Leadbelly atraiu o público ao circuito folk até sua morte em 1949.

Baixe e escute a música do nervoso Leadbelly:

01 - In New Orleans (House of the Rising Sun)
02 - The Bourgeois Blues
03 - Goodnight, Irene
04 - Looky, Looky Yonder - Black Betty - Yellow Women's Doorbells
05 - Borrow Love And Go
06 - De Kalb Blues
07 - John Hardy
08 - How Long
09 - Roberta
10 - Pretty Flower in Your Backyard
11 - The Galis Pole
12 - Where Did You Sleep Last Night
13 - Midnight Special
14 - John Hardy (Version 2)
15 - When I Was a Cowboy

http://www.zshare.net/download/92494039975e4b8e/

Nenhum comentário:

Postar um comentário