quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nostalgia em mostra individual do artista Federico Guerreros no David Dalmau Studio


Artista reúne 18 telas realizadas em pintura encáustica a partir do uso de fotografias.
Primeira individual no Brasil fica em cartaz de 07 a 26 de junho no David Dalmau Studio, em São Paulo. Abertura na terça, dia 1º de junho, às 19h30

O Studio David Dalmau inaugura no dia 1º de junho, terça-feira, às 19h30 horas, a exposição individual do artista Federico Guerreros intitulada 18 Segundos. Organizada pelo artista brasileiro, nascido no Uruguai, a mostra exibe 18 telas em encáustica realizadas entre 2008 e 2009 em seu ateliê em Barcelona, Espanha. São fragmentos ampliados de fotografias recentes ou antigas recobertos de cera de abelha pigmentada.
Na visita à exposição, o visitante se depara com cenas de estudantes com boina e gravata correndo pela rua, brincadeiras infantis ao ar livre e mesmo cenas de casamentos. Desde a escolha da fotografia que toma por base, sua edição pouco detalhada e posterior pintura, subsiste o traço de nostalgia que dá identidade visual da obra do artista. O instante efêmero aprisionado na foto ou mesmo a busca por reminiscências de idos tempos são preservados por detrás de certa transparência e de uma textura particulares que emprestam ares de eternidade e imanência a cada uma destas obras. São imagens delicadas e ao mesmo tempo fortes o suficiente para suspender o tempo do mundo para um espaço-tempo que transita entre a familiaridade e a memória.

A encáustica é uma técnica de pintura milenar, praticada pelas civilizações mediterrâneas, cujos registros mais remotos remontam à Grécia do século V a.C. Caiu em desuso por séculos, entretanto, seu resgate no século XIX e divulgação têm reabilitado a técnica, que vem ganhando adeptos no mundo todo. No Brasil, um de seus paladinos foi o artista plástico paraense Osmar Pinheiro (1950-2006), que a difundiu por entre uma expressiva geração de pintores, especialmente em São Paulo.


Federico Guerreros

Nascido no Uruguai, porém criado em São Paulo, o artista reside atualmente em Barcelona, Espanha. Sua instrução em artes obedeceu ao ritmo dos artistas de quem foi discípulo, Antonio Peticov e Osmar Pinheiro. Em Barcelona, estudou na escola de arte contemporânea Metáfora.

http://www.federicoguerreros.com/

Período expositivo: de 07 a 26 de junho
Horários: de segunda a sexta, das 10 às 18h; e sábados, das 10 às 17h
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário