quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Grandes Nomes do Blues 1 – Charley Patton


Apesar de ser considerado num disco reeditado como o “Fundador do Delta Blues”, Charley Patton não o foi, mas sim personificou como ninguém a imagem da dura e errante vida do intérprete de blues que deixa um rio de inquietudes ao passar, de plantação em plantação e de mulher em mulher.

Seu rude timbre vocal combinado com a péssima qualidade de som dos escassos discos de 78rpm da Paramount que sobreviveram pode ser a causa de porque alguns chegam a classificá-lo como primitivo, e inclusive o porque de alguns guitarristas como John Fahey – seu biógrafo – sintam um medo reverente tanto à força como à complexidade de sua música.

Sob a influencia de um experiente guitarrista chamado Henry Sloan na plantação Dockery, Patton, nascido provavelmente em 1891 em Bolton, Mississipi, converteu-se no início do século XX no intérprete de blues do Delta mais famoso e admirável. Segundo registros biográficos, antes mesmo de debutar tardiamente em 1929 já tinha um largo caminho percorrido. Oriundo de uma mescla de ancestrais negros, brancos e nativos americanos, Patton era um intérprete divertido que fanfarronava com a guitarra socando-a para conseguir efeitos de percussão. Ensinou, ou influenciou, guitarristas como Tommy Johnson, Willie Brown, Roebuck “Pops” Staples e Howlin’ Wolf durante sua passagem pela região de Dockery; mais tarde, se somariam a esses Son House e Robert Johnson, entre outros.

Se eu pudesse gravar por prazer, gravaria somente músicas de Charley Patton” – Bob Dylan

Foi a Paramount que editou em um disco seus primeiros sucessos: “Pony Blues” e “Banty Rooster Blues”. Seu repertório ia de canções folk negras tradicionais até temas populares de brancos, passando por músicas religiosas, peças de bailes e de jogos, além suas prometedoras criações como compositor e como contador de histórias. Suas gravações tem um valor incalculável devido às descrições de acontecimentos representativos da época tais como a grande enchente do Mississipi de 1927 e os personagens reais que aparecem em “Tom Rushen Blues” ou “High Sheriff Blues”. Morreu em 1934 mas sua influência persiste ainda hoje entrado o século XXI; Bob Dylan incluiu uma canção homenagem “High Water Everywhere (para Charley Patton)” em seu disco Love And Theft de 2001.

O disco postado abaixo para deleite dos seguidores desse blog é "Hang it On The Wall".

01. Tom Rushen Blues
02. Pony Blues
03. Hammer Blues
04. Pea Vine Blues
05. Frankie and Albert
06. High Water Everywhere, Pt. 1
07. High Water Everywhere, Pt. 2
08. Poor Me
09. Mississippi Boweavil Blues
10. 34 Blues
11. Spoonful Blues
12. Hang It on the Wall
13. Down the Dirt Road Blues
14. High Sheriff Blues
15. Love My Stuff
16. Screamin' and Hollerin' the Blues
17. Revenue Man Blues
18. Jersey Bull Blues
19. Prayer of Death, Pt. 1
20. Prayer of Death, Pt. 2

/http://www.zshare.net/download/924914176f5af172/

2 comentários: