terça-feira, 28 de abril de 2009

Martin Scorsese Presents The Blues – A Musical Journey – Box Set


Já que eu comentei sobre a série de filmes, nada mais justo que faça o mesmo com esse Box Set lançado pelo diretor norteamericano em 2003, complementando seu projeto sobre as raízes da música de seu país. Esses cinco discos são sem dúvida uma ótima compilação, uma generosa introdução às gravações, estilos e fases do gênero, em ordem cronológica, desde seu início até o blues tocado atualmente. As primeiras divas, os primeiros compositores, guitarristas slide do Delta, pianistas, jazzistas, poetas, o blues acústico e sua conseqüente eletrificação, suas raízes africanas, gênios da guitarra e alguns nomes recentes, está tudo lá. Logicamente também encontramos ausências terríveis. Todo o amante do blues encontrará algum ídolo esquecido, mesmo porque isso depende do gosto de cada um, e este trabalho está baseado no gosto pessoal de Scorsese e no material contido nos filmes produzidos pelo mesmo. Pode-se notar facilmente que muitos dos temas escolhidos foram regravados por bandas de rock´n roll dos sessenta – e vemos isso claramente nos discos 4 e 5 – e suas razões são óbvias, tendo em conta que Scorsese chegou ao blues através delas – como toda a sua geração. Enfim, na opinião desse que os escreve, o simples fato de um dos grandes diretores de cinema da história criar algo que, na pior das hipóteses, serve para projetar o blues a escala mundial e inspirar novos músicos, já é válido. E com esse blog tento fazer minha pequena contribuição para manter o blues vivo. Aqui estão os cinco discos, deleitem-se:

CD1
01 – Othar Turner & The Rising Star Fife & Drum Band – Shortnin’ Henduck
02 – Lightning & Group – Long John
03 – Mamie Smith – Crazy Blues
04 – W.C. Handy – St. Louis Blues
05 – Bessie Smith – Muddy Water
06 – Blind Lemon Jefferson – Matchbox Blues
07 – Furry Lewis – Billy Lyons & Stack-O-Lee
08 – Ma Rainey – Ma Rainey’s Black Bottom
09 – Blind Willie Johnson – Dark Was The Night, Cold Was The Gound
10 – Louis Armstrong – Savoy Blues
11 – Frank Stokes – Downtown Blues
12 – Mississippi John Hurt – Frankie
13 – Henry Thomas – Fishing Blues
14 – Leroy Carr – How Long How Long Blues
15 – Tommy Johnson – Canned Heat Blues
16 – Blind Willie McTell – Statesboro Blues
17 – Tampa Red & Georgia Town – It’s Tight Like That
18 – Pine Top Smith – Pine Top’s Boogie Woogie
19 – Lonnie Johnson – Guitar Blues
20 – Charley Patton – Pony Blues
21 – Blind Blake – Diddie Wah Diddie
22 – Memphis Jug Band – K.C. Moan
23 – Jimmie Rodgers – Standin’ On The Corner (Blue Yodel #9)
24 – Mississippi Sheiks – Sittin’ On Top Of The World
25 – Son House – Preachin’ The Blues

http://www.zshare.net/download/92497359020a8d72/

CD2
01 – Skip James – Devil Got My Woman
02 – Leadbelly – C.C. Rider
03 – Big Joe Williams – Baby Please Don`t Go
04 – Roosevelt Skykes – Dirty Mother For You (Don’t You Know)
05 – Billie Holiday – Billie’s Blues
06 – Robert Johnson – Crossroad Blues
07 – Sonny Boy Williamson – Good Mornin’ Little School Girl
08 – Bukka White – Shake ‘Em On Down
09 – Joe Turner & Pete Johnson – Roll ‘Em Pete
10 – Robert Petway – Catfish Blues
11 – Count Basie Orchestra & Jimmy Rushing – Going To Chicago Blues
12 – Big Bill Broonzy – Key To The Highway
13 – Memphis Minnie – Me And My Chauffeur Blues
14 – Big Maceo Merriwaether – Worried Life Blues
15 – Tommy McClennon – Cross Cut Saw Blues
16 – Lionel Hampton Sextet & Dinah Washington – Evil Gal Blues
17 – Sister Rosetta Tharpe – Strange Things Happening Everyday
18 – Joe Liggins – Honeydripper Pt.1
19 – Johnny Moore’s Three Blazers & Charles Brown – Drifting Blues
20 – Louis Jordan – Let The Good Times Roll
21 – Arthur Big Boy Crudup – That’s All Right Mama
22 – T-Bone Walker – Call It Stormy Monday
23 – Wynonie Harris – Good Rockin’ Tonight
24 – Jimmy Witherspoon – Ain’t Nobody’s Business, Part One
25 – Johnny Otis Quintette With Little Esther & The Robbins – Double Crossing Blues

http://www.zshare.net/download/924974438a35bb77/

CD3
01 – Memphis Slim – Mother Earth
02 – Percy Mayfield – Please Send Me Someone To Love
03 – Jackie Brenston – Rocket 88
04 – Elmore James – Dust My Broom
05 – Rosco Gordon – No More Doggin’
06 – Little Walter – Juke
07 – Big Mama Thornton – Hound Dog
08 – Lowell Fulson – Reconsider Baby
09 – Guitar Slim – The Things That I Used To Do
10 – Professor Longhair – In The Night
11 – Muddy Waters – Hoochie Coochie Man
12 – J.B. Lenoir – Eisenhower Blues
13 – Fats Domino – Blue Monday
14 – Ray Charles – Hard Times
15 – Smiley Lewis – I Hear You Knockin’
16 – Elvis Presley – Mystery Train
17 – Soony Boy Williamson II – Don’t Start Me To Talkin’
18 – Howlin’ Wolf – Smokestack Lightnin’
19 – Bo Diddley – Who Do You Love
20 – Slim Harpo – I’m A King Bee
21 – Chuck Berry – Johnny B. Goode
22 – Bobby Blue Band – Farther Up The Road
23 – Otis Rush – So Many Roads, So Many Trains
24 – Buddy Guy – First Time I Met The Blues
25 – Jimmy Reed – Big Boss Man

http://www.zshare.net/download/92497618f0dae0c0/

CD4
01 – Freddie King – Hide Away
02 – Junior Parker – Drivin’ Wheel
03 – John Lee Hooker – Boom Boom
04 – Albert Collins – Frosty
05 – Muddy Waters – You Can’t Lose What You Ain’t Never Had
06 – Howlin’ Wolf – Killing Floor
07 – Son House – Death Letter Blues
08 – Mississippi Fred McDowell – You Gotta Move
09 – Bob Dylan – Highway 61 Revisited
10 – Junior Wells – Hoodoo Man Blues
11 – Koko Taylor – Wang Dang Doodle
12 – John Mayall’s Bluesbrakers – All Your Love
13 – Paul Butterfield Blues Band – I’ve Got A Mind To Give Up Livin’
14 – Jimi Hendrix – Red House
15 – Albert King – Born Under The Bad Sign
16 – Magic Sam – Mama Talk To Your Daughter
17 – Etta James – Tell Mama
18 – The Jeff Beck Group – Ain’t Superstitious
19 – Taj Mahal – She Caught The Katy
20 – Fleetwood Mac – Black Magic Woman
21 – Janis Joplin – One Good Man

http://www.zshare.net/download/9249776890fe9ca3/

CD5
01 – B.B. King – The Thrill Is Gone
02 – Johnny Winter – Dallas
03 – Derek & The Dominos – Have You Ever Loved A Woman
04 – Hound Dog Taylor & The Houserockers – Give Me Back My Wig
05 – The Allman Brothers Band – One Way Out
06 – Z.Z. Hill – Down Home Blues
07 – Stevie Ray Vaughan & Double Trouble – Pride And Joy
08 – Robert Cray – Smoking Gun
09 – Fabulous Thunderbirds – Tuff Enuff
10 – John Lee Hooker & Bonnie Raitt – I’m In The Mood
11 – Ali Farka Toure – Timbarma
12 – Keb ‘Mo’ – Am I Wrong
13 – Luther Allison – Cherry Red Wine
14 – Peggy Scott-Adams – Bill
15 – Susan Tedeschi – Just Won’t Burn
16 – Los Lobos – Voodoo Music
17 – Bonnie Rait – Round & Round
18 – Cassandra Wilson – Vietnam Blues
19 – Robert Cray & Shemekia Copeland – I Pity The Fool (Live)
20 – Keb ‘Mo’ & Corey Harris – Sweet Home Chicago

http://www.zshare.net/download/92497941b8b9209a/

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Grandes Nomes do Blues 17 – Sonny Boy Williamson


John Lee Williamson nasceu em Jackson, Tennessee, e aprendeu a tocar a gaita ainda pequeno. Quando adolescente perambulava com Yank Rachell e Sleepy John Estes pelo Tennessee e Arkansas. Em 1934 instalou-se em Chicago e em 1937 foi contratado pela Bluebird. Sua primeira música - “Good Morning Little School Girl” – é um clássico do blues.

Fez-se amigo de Big Bill Broonzy e costumavam atuar juntos em clubes, mas de 1939 a 1945 sua única maneira de ganhar a vida foi através de gorjetas que lhe deixavam na rua Maxwell em Chicago. Felizmente, sua canção “Shake The Boogie” subiu ao número quatro das listas de Race Records. Williamson foi o melhor gaitista da pré-guerra e muito disputado entre artistas para seus discos. Foi assassinado ao sair de um show em 1948 e o testemunho de seu prestígio e profissionalismo foi levado por Rice Miller, ou Sonny Boy Williamson II, como seria conhecido.

Baixe e escute à gaita nervosa de Sonny Boy Williamson no seu cd de 1965 "The Real Folk Blues":

1. One Way Out
2. Too Young To Die
3. Trust My Baby
4. Checkin' Up on My Baby
5. Sad To Be Alone
6. Got To Move
7. Bring It On Home
8. Down Child
9. Peach Tree
10. Dissatisfied
11. That's All I Want
12. Too Old To Think

http://www.zshare.net/download/92496925648a13d9/

Grandes Nomes do Blues 16 – Big Joe Williams


Joe Lee Williams nasceu em Crawford, Mississippi, 16 de outubro de 1903 no seio de uma família de fazendeiros arrendatários. Aos cinco anos já tinha construído sua própria guitarra, com a qual tocava. Com quinze anos vagabundeava pelo sul atuando em espetáculos itinerantes, campanhas médicas, com um grupo ou como solista (1918-1924). Durante os anos 20 vagou pelo Mississippi e Louisiana junto a Little Brother Montgomery em bordéis, campos de cultivo e tavernas, e chegou a gravar com a Birmingham Jug Band em 1930 pelo selo Okeh.

Em 1935 debutou para o selo Bluebird com o clássico “Baby Please Don`t Go” e seguiria gravando acompanhado normalmente por Robert Nighthawk e Sonny Boy Williamson. Apesar de tocar notavelmente tanto a guitarra clássica como a de 12 cordas, ele era muito mais conhecido por rasgar as nove cordas do instrumento que ele mesmo inventou. Não parou de viajar e gravar até sua velhice e morreu no 17 de dezembro de 1982 em Macon, Mississippi.

Baixe e escute ao grande Joe Williams:

1. Worried Man Blues
2. Stepfather Blues
3. Wild Cow Blues
4. Somebody's Been Borrowing that Stuff
5. Stack O'Dollars
6. Providence Help The Poor People
7. Brother James
8. I Know You Gonna Miss Me
9. Rootin' Ground Hog
10. Baby Please Don't Go
11. Highway 49
12. Meet Me Around The Corner
13. Peach Orchard Mama
14. Crawling King Snake
15. North Wind Blues
16. Throw A Boogie Woogie

http://www.zshare.net/download/92496822a51b1e90/

Grandes Nomes do Blues 15 – Mississippi Fred McDowell


McDowell nasceu dia 12 de janeiro de 1904 em Rossville, Tennessee, e foi um autodidata que não viveu de sua guitarra até os sessenta anos. Trabalhou na região de Memphis antes de, em 1929, assentar-se em Como, Mississippi, e virar fazendeiro. Não comprou uma guitarra até 1940. Foi Alan Lomax – outra vez ele – quem o descobriu em 1959, e suas primeiras gravações vieram das mãos dos selos Atlantic, Prestige e International.

Chris Strachwitz e a graça de McDowell (especialista em tocar o slide com o pescoço de uma garrafa – bottleneck slide guitar) convenceram à discográfica Arhoolie Records a editar um disco em 1964. Foi o trampolim definitivo para McDowell, que se dedicou integralmente à festivais e ao circuito de folk, o que, até 1971, lhe daria a oportunidade de gravar discos e até aparecer em três filmes e um documentário: Fred McDowell (1969). Foi elogiado por artistas mais jovens como os Rolling Stones, que fizeram uma versão de “You Got to Move” no seu ótimo disco Sticky Fingers de 1971, até morrer de câncer em 1972.

Baixe e escute a Fred McDowell:

01 - Baby, Please Don't Go
02 - Good Morning, Little School Girl
03 - Kokomo Me, Baby
04 - That's All Right, Baby
05 - Red Cross Store Blues
06 - Everybody's Down On Me
07 - 61 Highway
08 - Glory Hallelujah
09 - Jesus On The Main Line
10 - My Baby, She Gonna Jump And Shout
11 - Long Line Skinner
12 - You Gotta Move
13 - The Train I Ride
14 - You Ain't Gonna Worry My Life Anymore

http://www.zshare.net/download/92495646ec0fc91b/

Grandes Nomes do Blues 14 – Son House


Filho de músico, Eddie James House Jr. nasceu em Rivertown, Mississippi, e já adolescente era um pastor que viajava sem parar. Aprendeu a tocar a guitarra aos 25 anos, fato determinante para contrapor sua fé ao amor pelo blues. Após cumprir pena por matar a um homem em Lyon, House conheceu a Charley Patton, cuja influência na Paramount o ajudou a gravar uma sessão em 1930.

“Uma vez alguém disse que tinha o coração partido de emoção depois ouvir a Caruso. Eu senti o mesmo quando ouvi Son House pela primeira vez.”Martin Scorsese

A intensidade e a paixão de House em canções como “Preachin’ the Blues” não tem comparação, mas infelizmente as vendas foram fracas e ele teve que acompanhar a Willie Brown em shows itinerantes ao longo dos anos 30. Entre 1941 e 1942 gravou para a Library of Congress – de John Lomax – mas no ano seguinte deixou a música e se mudou para Rochester, Nova York. Em 1963 foi “redescoberto”, gravou discos para várias discográficas e não parou de fazer shows durante toda a década, atuando em grandes festivais como o Newport Folk Festival ou o Festival de Jazz de Montreux na França. Deixou a música novamente em 1974 mudando-se para Detroit, Michigan, aonde viviria até sua morte em 1988 devido a um câncer de laringe.

Baixe e escute ao disco 2 do álbum de 1992 "Father of Delta Blues", 12 músicas (incluindo 5 takes alternativos) do predicador do blues:

01 - Death Letter
02 - Levee Camp Moan
03 - Grinnin' In Your Face
04 - John The Revelator
05 - Preachin' Blues
06 - President Kennedy
07 - A Down The Staff
08 - Motherless Children
09 - Yonder Comes My Mother
10 - Shake it And Brake It
11 - Pony Blues
12 - Downhearted Blues

http://www.zshare.net/download/924954413dfe8e12/

Eric Clapton – The Blues


Esse disco de 1999 não pode ser considerado exatamente um disco de Eric Clapton, mas sim uma compilação dos melhores blues gravados por ele ao longo de sua carreira, de 1970 nas sessões de Layla até 1980 em seu disco Another Ticket. Encontramos aqui Clapton buscando no seu amado blues um consolo para seu frágil estado de corpo e mente, uma vez que durante Layla ele estava viciado em heroína e, mesmo que abandonando o vício no começo dos 70, passou essa década testando seus limites com o álcool. Muito mais reflexivo que na década anterior, busca inspiração em Muddy Waters, Robert Johnson, Little Walter, Bo Diddley ou Willie Dixon, entre outros, para encontrar o sentido que faltava à música e, principalmente, à sua pessoa.

Baixe e escute ao blues de Clapton:

CD1

01 - Before You Accuse Me (Take a Look at Yourself) - Bo Diddley
02 - Mean Old World - Walter Jacobs
03 - Ain't That Lovin' You - Jimmy Reed
04 - The Sky Is Crying - Elmore James
05 - Cryin' - Eric Clapton
06 - Have You Ever Loved a Woman - Billy Myles
07 - Alberta - Traditional
08 - Early in the Morning - Traditional
09 - Give Me Strength - Eric Clapton
10 - Meet Me (Down at the Bottom) - Willie Dixon
11 - County Jail Blues - Alfred Fields
12 - Floating Bridge - Sleepy John Estes
13 - Blow Wind Blow - Muddy Waters
14 - To Make Somebody Happy - Eric Clapton
15 - Before You Accuse Me (Take a Look at Yourself)

CD2

01 - Stormy Monday - T-Bone Walker
02 - Worried Life Blues - Big Maceo Merriweather
03 - Early in the Morning - Traditional
04 - Have You Ever Loved a Woman - Billy Myles
05 - Wonderful Tonight - Clapton/Michael Kamen
06 - Kind Hearted Woman - Robert Johnson
07 - Double Trouble - Otis Rush
08 - Driftin' Blues - Charles Brown/Johnnny Moore/Eddie Williams
09 - Crossroad - Robert Johnson
10 - Further on up the Road - Joe Medwich-veasey/Don Robey

http://www.zshare.net/download/924944219f54f4c3/

Grandes Nomes do Blues 13 – Skip James


Nehemiah “Skip” James nasceu em Bentonia, Mississippi, cresceu numa plantação vizinha, fez da guitarra sua profissão e aprendeu o piano de forma autodidata. Diferenciou-se por criar uma música inconfundível ao utilizar o tom em Mi Menor, tocar três cordas e modular sua voz alta e melancolicamente. Suas sessões para a Paramount em 1931 geraram alguns dos country-blues mais doídos e cativantes jamais editados. Prova disso são as obras primas “Devil Got My Woman”, “I’m So Glad” e “22-20 Blues”.

Nos anos trinta James retomou sua carreira eclesiástica, que durou até seu retorno nos anos sessenta. Atuou no Newport Folk Festival de 1964, compôs discos para as discográficas Takoma, Melodeon e Vanguard, e o grupo britânico de rock-blues Cream (do qual fazia parte Eric Clapton) vez uma versão de “I’m So Glad”. Um câncer acabou com sua carreira e sua vida em 1969.

Baixe e escute "The Complete Early Recordings" do inigualável Skip James, publicado em 1994:

01 - Devil Got My Woman
02 - Cypress Grove Blues
03 - Little Cow And Calf is Gonna Die
04 - Hard Time Killin' Floor
05 - Drunken Spree
06 - Cherry Ball Blues
07 - Jesus is A Mighty Good Leader
08 - Illinois Blues
09 - How Long
10 - 4 O'Clock Blues
11 - 22-20 Blues
12 - Hard Luck Child
13 - If You Havn't Any Hay
14 - Be Ready When He Comes
15 - Yola My Blues Away
16 - I'm So Glad
17 - What Am I To Do Blues
18 - Special Rider

http://www.zshare.net/download/92494160495452fc/

terça-feira, 21 de abril de 2009

Grandes Nomes do Blues 12 – Leadbelly

Huddie Ledbetter nasceu em janeiro de 1888 em Mooringsport, Louisiana. Ainda criança teve contato com a música e em sua adolescência começou a tocar guitarra. A música que gostava de tocar eram canções americanas antigas, baladas, e cantos religiosos de diferentes tipos.

Converteu-se num artista conhecido graças às suas atuações para a comunidade negra. Em 1901 saiu de casa, e enquanto freqüentava o bairro vermelho de Shreveport, escutou à velhas músicas de blues, como “The Dirty Dozens”. Aos quinze já tinha uma guitarra e um revolver próprios. Em 1910 tocava no bairro Deep Ellum de Dallas e, provavelmente, em 1912 conheceria a Blind Lemon Jefferson, o cantor ambulante de Dallas. Naquela época Huddie também comprou sua guitarra de 12 cordas. Durante uns três anos, Ledbetter e o jovem Jefferson trabalharam juntos, e o primeiro absorveu a técnica rasgada na guitarra do segundo.

Em dezembro de 1917 Ledbetter matou o marido de sua prima e acabou sendo mandado para a Central State Prision Farm, perto de Houston, Texas, local aonde recebeu o apelido de “Leadbelly”. Durante suas visitas a Sugarland, o prefeito Pat Neff lhe fazia atuar para ele, até que, em 1924, Leadbelly tocou um blues que impressionou tanto a Neff que – segundo a lenda – ele lhe prometeu a anistia. Mesmo em liberdade a partir janeiro de 1925, Leadbelly seguiu mostrando sua característica violência: em janeiro de 1930 esfaqueou um branco em Mooringsport, e dessa vez a pena foi de trabalhos forçados na Angola State Penitenciary.

Por um lance de sorte, os estudiosos de folk John e Alan Lomax visitaram a penitenciária Angola em 1933 – devido ao estudo de John sobre canções e baladas americanas de folk – levando consigo um gravador de discos portátil. Leadbelly cantou para eles “Ella Speed”, “Frankie And Albert” e uma sutil valsa intitulada “Goodnight Irene”. Quando soube que John Lomax voltaria à prisão em 1934, não teve duvida: depois de negados repetidamente seus pedidos de perdão, escreveu “Governor O.K. Allen”. Lomax levou a música ao prefeito e em agosto de 1934 o músico foi exonerado.

No fim desse mesmo ano, Lomax organizou para Leadbelly uma apresentação em uma festa da Modern Language Associoation em Filadélfia. Em pouco tempo os dois foram vistos em Nova York e até mesmo o diário New York Herald Tribune publicaria uma matéria sobre a visita. Tudo isso permitiu a Leadbelly gravar suas primeiras sessões comerciais (para a ARC) no começo de 1935. Também seguiu editando para a instituição Library of Congress de John Lomax, e depois para o filho deste, Alan.

Discórdias financeiras romperam sua relação com John Lomax, e assinou um contrato com Mary Elisabeth Barnicle, a professora que lhe abriu as portas da comunidade liberal e radical afro-americana, seu principal público. Ainda assim, de 1936 a 1938 Leadbelly não gravou nenhum disco. Sua última colaboração com John Lomax “Negro Folk Songs As Sung By Leadbelly” de novembro de 1936 foi um livro que recebeu críticas muito favoráveis. Tanto que foi entrevistado pela revista Life e, conseqüentemente, voltou a ser contratado por estações de radio, voltando assim a escrever novas músicas.

Leadbelly foi preso novamente por uma nova agressão em 1939. Alan Lomax entrou em contato com a discográfica Musicraft Records para tentar gravar uma sessão e assim arrecadar fundos para sua defesa. O disco que Leadbelly editou se chamou “Negro Sinful Songs”, porém ele não foi liberado dos oito meses de pena. Em 1940 trabalhou para a RCA Victor, e no verão de 1941 começou sua longa parceria com Moses Asch. Com exceção de algumas gravações para a Capitol em 1944, o resto do material que gravou foi para os selos Asch, Stinson e Folkways. Leadbelly atraiu o público ao circuito folk até sua morte em 1949.

Baixe e escute a música do nervoso Leadbelly:

01 - In New Orleans (House of the Rising Sun)
02 - The Bourgeois Blues
03 - Goodnight, Irene
04 - Looky, Looky Yonder - Black Betty - Yellow Women's Doorbells
05 - Borrow Love And Go
06 - De Kalb Blues
07 - John Hardy
08 - How Long
09 - Roberta
10 - Pretty Flower in Your Backyard
11 - The Galis Pole
12 - Where Did You Sleep Last Night
13 - Midnight Special
14 - John Hardy (Version 2)
15 - When I Was a Cowboy

http://www.zshare.net/download/92494039975e4b8e/

Cadillac Records


Esse filme, baseado numa história real, conta a história – narrada por ninguém menos que Willie Dixon – de dois homens. Um branco judeu polonês e um negro agricultor do Mississippi, cujas vidas indissociáveis são parte da historia do blues. Leonard Chess – dono e fundador da histórica Chess Records – e Muddy Waters – pra mim o melhor blueseiro que existiu, mas isso fica pra outro post – se conheceram na Chicago dos anos 40 e juntos criaram uma discográfica que trouxe a música negra para as listas de sucessos e ajudaram muito em romper com a segregação racial ainda forte nos EUA. O filme passa ainda pela história de muitos outros músicos que fizeram parte disso tudo, como o próprio Willie Dixon, Little Walter, Howlin’ Wolf, Etta James, Chuck Berry, e ainda, direta ou indiretamente, Rolling Stones, Beach Boys ou o próprio Elvis Presley.

Como Dixon afirma no começo do filme - “A primeira vez que uma garota tirou a calcinha e a jogou no palco foi por causa de um cara que cantava um blues. Quando garotas brancas começaram a fazer o mesmo, chamaram aquilo de rock and roll”.

Como filme ele mantém a velha e manjada linha de praticamente todas as biopics americanas – a origem humilde de um gênio que não sabe o que tem nas mãos até que um caça-talentos lhe descobre e o faz atuar em antros até converter-se em uma grande estrela; assim começa um período de excessos que acabam em algum vício autodestrutivo que o leva a um breve período de esquecimento que só aquele dom original o tirará da fossa a tempo para alguma homenagem. Essa mesma história pode ser vista em biopics como a de Edith Piaf, Ray Charles, Jim Morrison, Tina Turner ou, mais recentemente, Ian Curtis, e a única mudança aqui é que não se concentra em apenas um artista, mas sim numa gravadora, o que ajuda a contar ao longo do filme uma serie de lendas da música negra. O filme comete ainda uma série de erros históricos – algo também normal no gênero – entre eles nunca citar a participação de Phil Chess, irmão de Leonard, na criação da discográfica. Infelizmente são coisas que devemos aceitar vindas de uma indústria como a de Hollywood, mas ainda assim, vale à pena conferir.

domingo, 19 de abril de 2009

Eric Clapton - Me and Mr. Johnson


Para mostrar um pouco da enorme influência de Robert Johnson sobre a música americana, principalmente o blues. “Me and Mr. Johnson” (2004), disco-homenagem de Eric Clapton ao que considera o maior bluesman da história, o satânico, o maldito. Este é o único tributo completo realizado por Clapton, aonde versionou 14 das 29 músicas gravadas por Johnson em sua curta carreira e que influenciaram grandes nomes como Muddy Waters, Howlin’ Wolf, The Rolling Stones, The Allman Brothers ou The White Stripes. O disco conta como uma banda de luxo, com Billy Preston nos teclados, Nathan East no baixo, Andy Fairweather Low na guitarra e Steve Gadd na bateria, entre outros. Desde seu trabalho com os Bluesbreakers de John Mayall, passando pelo Cream e sua posterior carreira solo, Clapton sempre se sentiu fortemente atraído pelo som de Johnson. Na década posterior ao seu excepcional disco From the Cradle – primeiro disco de Clapton integralmente de versões de blues clássicos, o qual comentarei em breve nesse blog – Clapton mergulha no acervo de seu ídolo para realizar essas 14 covers, um admirável retorno às suas raízes e que, no mínimo, serve para aumentar consideravelmente a número de ouvintes de seu mestre.

Prestem especial atenção a uma música. Crossroads – encruzilhada em inglês – refere-se ao local aonde supostamente Johnson vendeu sua alma ao demônio e, dizem, todos os que gravarem essa música sofrerão de sua maldição. Lynyrd Skynyrd, Allman Brothers, entre outros, sofreram perdas de membros dos grupos. No caso de Clapton, foi seu filho de 5 anos que, logo depois deste ter lançado uma caixa retrospectiva de sua carreira intitulada Crossroads, morreu ao cair pela janela de seu apartamento em Nova York, no alto do 53º andar do edifício. Coincidência?

Outro dado interessante: na capa do disco podemos ver as duas únicas fotos conhecidas de Johnson, como se lembrando à Clapton que cedo ou tarde ele voltará para cobrar sua dívida.

01 - When You Got a Good Friend
02 - Little Queen of Spades
03 - They're Red Hot
04 - Me and the Devil Blues
05 - Traveling Riverside Blues
06 - Last Fair Deal Gone Down
07 - Stop Breakin' Down Blues
08 - Milkcow's Calf Blues
09 - Kindhearted Woman Blues
10 - Come on in My Kitchen
11 - If I Had Possesion Over Judgement Day
12 - Love in Vain
13 - 32-20 Blues
14 - Hellhound on My Trail

Baixe e escute, mas cuidado...

http://www.zshare.net/download/92493944aa343295/