
Chester Arthur Burnett (em homenagem ao 21º presidente dos EUA) nasceu em White Station, Mississippi, e ainda jovem teve a Charley Patton como maior inspiração. Foi o mesmo Patton quem lhe ensinou a tocar a guitarra e alguns truques de como se portar no palco, coisa que não esqueceria jamais ao longo de sua carreira. Aprendeu a tocar a gaita com Sonny Boy Williamson II, que morou com sua irmã por um tempo, e durante os anos trinta já tocava pelo Sul do país. Aos 30 anos foi chamado para o exército, sendo liberado dois anos mais tarde, no meio da Segunda Guerra, sem nem mesmo ser enviado para fora do país, por sua inadaptação à vida militar. Até os quarenta anos não foi mais que um músico amador que tocava nos finais de semana na fazenda de West Memphis, aonde trabalhava. Em 1948 formou uma banda com os guitarristas Willie Johnson e Matt “Guitar” Murphy, o gaitista Junior Parker, um pianista lembrado apenas como “Destruction” e o baterista Willie Steele, e foi então que sua guitarra elétrica começou a ser reconhecida, sendo assim contratado por Sam Philips em 1951, quem vendeu seu material tanto à Chess como à Modern Records. Chess ganhou o duelo e se converteu no selo que publicaria todo o trabalho de Wolf até sua morte. Chegando a Chicago, Wolf rapidamente virou uma celebridade local e gravou seus primeiros sucessos “How Many More Years”, “Moanin’ at Midnight”, “Smokestack Lightning” e “I Asked For Water (She Gave Me Gasoline)”. Em 1959 grava o seu primeiro disco, “Moanin’ in the Moonlight”, uma compilação de faixas previamente gravadas.
No final dos anos sessenta sua saúde começa a falhar com vários ataques cardíacos e em 1970 sofre um acidente de carro aonde fere gravemente os rins. Morre em 1976 após inúmeras complicações e foi enterrado no cemitério de Oak Ridge em Cook County, Illinois, baixo uma grande lápide supostamente comprada por Eric Clapton aonde se vêem uma guitarra e uma gaita.
Por sua intensidade e seus grunhidos, a voz de Wolf se converteria em uma das melhores do blues de todos os tempos e sua personalidade conseguia deixar o público fora de si. Foi uma figura determinante para o blues de Chicago e sua musica influenciou desde o rockabilly dos anos cinqüenta e o rock dos anos sessenta até o grunge dos anos noventa e as novas bandas de punk-blues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário